Os Gladiadores

Gladiador era um lutador escravo treinado na Roma Antiga. O nome “Gladiador” provém da espada curta usada por este lutador, o gladius (gládio). Eles se enfrentavam para entreter o público, e o duelo geralmente terminava quando um deles morria, ficava desarmado ou ferido sem poder combater. Nesse momento do combate é que era determinado por quem presidia aos jogos, se o derrotado morria ou não, frequentemente influenciado pela reacção dos espectadores do duelo. Alguns dizem que bastava levantar o polegar para salvar o lutador. Entretanto alguns estudos relatam que nem sempre o objectivo era a morte de um dos gladiadores, haja vista, que isso geraria ónus para o estado romano.
 

Treinamento

Os gladiadores tinham treinamento em escolas especiais conhecidas como ludus. Em roma haviam quatro escolas, sendo a maior Ludus Magnos que era conectada com o coliseu por um túnel subterraneo. No intervalo das lutas eles tinham um tratamento especial que envolvia grandes cuidados médicos e treinamento cuidadoso. No geral, eles não lutavam mais que três vezes ao ano. Viajavam em grupos conhecidos como famílias quando iam lutar em outras cidades. O treinador era conhecido como lanista.

Veja os tipos de gladiadores:

Os lutadores pertenciam a grupos e as lutas eram organizadas de forma que nenhum grupo ficasse em desvantagem.

Trácios: eram os mais fracos em relação a proteção e armamentos,  usavam um capacete que cobria toda cabeça e um escudo quadrado pequano, além de caneleiras. Atacavam com espadas curtas e curvas, as sicas, a principal técnica era incurtar as dstancias e a espada sica ajudava a deferir golpes contra escudos.

Murmillos: eram os oponentes dos trácios e retiários. Usavam um grande escudo numa mão e na outra uma espada curta, normalmente uma gladio. O capacete se assemelhava a um peixe. É a combinação que os soldados romanos usavam nos campos de batalha.

Hoplomaco: Homenageava os guerreiros das falanges gregas, por isso portava uma lança, que podia ser usada junto com uma adaga ou com uma espada. Tinha boas proteções para o corpo, como o secutor, mas precisava se virar apenas com um pequeno escudo circular.

Retiários: empunhavam um tridente e eram os mais desprotegidos. Carregavam também uma rede e uma faca curta. Eram os únicos aos quais era permitido recuar em combate.

Secutores: Se assemelhavam muito com os murmillos e eram os oponentem principais do Retiários.  A principal característica era seu capacete arredondado com apenas 2 orifícios para visão  que serviam  para não prender na rede dos Retiários e evitar golpes com o tridente.

Dimachaeri: Esse gladiador é um mistério pois ainda não se sabe muito sobre ele, mas indícios confirmam que ele era o único que lutava com duas espadas, para isso ele  era um dos mais bem treinados.

Gladiatrix

Gladiatrix ou Gladiatrices eram as combatentes do sexo feminino que faziam parte das lutas entre gladiadores, se envolvendo em combates com homens, anões e animais. Essas gladiadoras mulheres, que lutavam normalmente com um seio exposto, pois usavam as mesmas vestimentas dos gladiadores homens.

 

Fotos: internet
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s